segunda-feira,
17 de junho de 2024

Café de qualidade no “Dia de Campo” em Marechal Floriano

Colheita de até 50 sacas de café arábica por hectare. Esta é a meta que os cafeicultores de Marechal Floriano pretendem atingir nas próximas safras. Para isso, eles recebem orientações técnicas do Incaper e Secretaria Municipal de Agricultura deste município.

Na última quinta feira (03) foi reservado para dez técnicos e 60 produtores de café arábica das localidades de Bom Jesus, Santa Maria, Boa Esperança, Nova Almeida, Santa Luzia e Todos os Santos,que são regiões produtoras de Marechal Floriano, Guarapari e Domingos Martins.

De acordo com o secretário de Agricultura de Marechal Floriano, Ubaldino Saraiva, os produtores da região se reuniram nesta quinta-feira (03) no terceiro dia de campo da cafeicultura, na propriedade do produtor Tadeu Effgen. Ele possui um cultivo, segundo Saraiva, considerado como uma unidade básica de cultivo de café arábica.

“Esta unidade, com 2,2 mil pés plantados, é acompanhada por nossa equipe técnica há pelo menos dois anos e três meses e nos serve como referência no cultivo local”, disse Ubaldino, que falou na propriedade rural sobre a qualidade do produto.

“Tudo começa no momento do plantio quando é escolhida a área para o café arábica. Em seguida vem variedade da muda, que também é muito importante. A partir daí, é calculado o espaçamento para o plantio das mudas e a utilização da tecnologia para se obter qualidade no produto final”, explicou Ubaldino Saraiva.

Ubaldino Saraiva, comentou ainda que o engenheiro agrônomo César Krohling, de Santa Maria de Marechal é especialista em cafeicultura. Ele palestrou sobre colheita do café com qualidade e também sobre produtividade.

“César Krohling é profundo conhecedor da cafeicultura local. Os agricultores foram bem orientados sobre aspectos diversos, basta que sigam as orientações para colherem, prepararem e comercializarem bem o produto final”, disse.

Com informação: PMMF.

 
Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *