terça-feira,
20 de fevereiro de 2024

Músicos franceses se apresentam em Araguaia, Marechal

Ana Paula Mill.

Quem gosta de boa música, não pode perder a apresentação do Quarteto Thymos e a solista Hèléne Walter, na Igreja de Araguaia, em Marechal Floriano. Os músicos franceses fazem quatro apresentações no Espírito Santo. Eles são convidados do programa Cultura na Escola – Série Concertos Internacionais, com apoio das secretarias de Estado da Cultura e da Educação. O objetivo é levar música de qualidade para os capixabas, principalmente os alunos da Rede Pública de Ensino.

Em Araguaia, o grupo se apresenta na Igreja Católica de São Miguel, no dia 16 de julho (quarta-feira). Às 15 horas, haverá um concerto didático para os alunos. Às 19 horas, acontece o concerto noturno, aberto à comunidade.

No repertório estão músicas de conhecidos compositores clássicos como Franz Schubert e Maurice Ravel. O Quarteto Thymos é formado por Gabriel Richard (violino), Elsa Benabdallah (violino), Nicolas Carles (viola) e Delphine Biron (violoncelo). Para dar voz às músicas, a soprano Hèléne Walter.

Segundo os antigos filósofos gregos , o termo “Thymos ” significa “o sopro da vida , alma e coração. Formado em 2003 , o Quarteto Thymos nasceu da reunião de quatro músicos de primeira qualidade, que são integrantes do ” Conservatoire de Paris e Lyon”, na França. Desde a sua formação, o Quarteto tem um repertório que vai do período clássico ao contemporâneao, com instrumentos adaptados ( instrumentos de época , cordas de tripa e instrumentos modernos e cordas de metal). Os músicos já foram convidados para dezenas de festivais internacionais, sempre aplaudidos de pé.

A soprano Hèléne Walter iniciou sua formação artística muito jovem, estudando violino , oboé, piano e teatro. Em 2008, entrou na Escola de Música de Lausanne, onde obteve o mestrado em 2013. Já participou de várias óperas consagradas, além de atuar como solista em concertos dedicados a compositores alemães, britânicos e russos.

O grupo se apresenta no dia 17 de julho (quinta-feira), em Santa Maria de Jetibá. Às 15 horas, concerto didático na Escola Graça Aranha. Às 19 horas, Concerto da Noite, na Igreja Luterana.

No dia 18 de julho (sexta), os músicos estão no Teatro Carlos Gomes, em Vitória. Às 14h30, concerto didático e às 20 horas, Concerto Noturno.Já no dia 19 de Julho (sábado), quem estiver no Festival de Inverno de Domingos Martins terá a oportunidade de ver a apresentação do grupo às 19 horas.

 

 

 
Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *