No maior colégio eleitoral do país, candidato tucano conseguiu melhores alianças. SP com Alckim, Minas é sua terra natal, Rio criou o Aezão, e ES fechou com Hartung. A última pesquisa DataFolha sobre a corrida eleitoral ao Palácio do Planalto mostra que a candidata à reeleição, presidente Dilma Rousseff, está isolada na região Sudeste.
Dilma tem 28% das intenções de votos e está praticamente empatada com o candidato Aécio Neves (PSDB/MG), com 27% dos eleitores. Eduardo Campos (PSB) tem 9%.A região Sudeste concentra 60.854.195 (43,2%) dos eleitorado brasileiro e tem os três maiores colégios eleitorais do país: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
São Paulo concentra 31.326.792 eleitores – maior do número – onde Aécio conseguiu alianças mais fortes. Lá, o tucano conta com o apoio de governador e candidato à reeleição ao governo, Geraldo Alckmim.Segundo maior colégio eleitoral e terra Natal de Aécio, Minas Gerais tem 14.989.825 eleitores. No estado, o PSDB conta com a candidatura própria, com o ex-ministro das Comunicações do governo FHC, Pimenta da Veiga.
Rio de Janeiro é o terceiro maior colégio eleitoral e apresenta 11.914.630 eleitores. Em solo carioca, Aécio conseguiu apoio do PMDB, do candidato à reeleição ao governo Luiz Fernando Pezão. A aliança ente tucanos e peemedebistas ficou conhecida como “Aezão”.
No Espírito Santo, a aliança de Aécio também será formada com o PMDB, do ex-governador Paulo Hartung e terá como vice-governador o deputado federal, César Colnago (PSDB). No estado, Dilma perdeu nas eleições de 2010 e tenta construir palanque.Dilma Rousseff, entretanto, lidera com maior diferença nas regiões Norte e Nordeste.
A pesquisa DataFolha foi realizada entre os dias 1 e 2 de julho, com 2.857 pessoas entrevistadas, em 177 cidades do país.
Confira os dados do levantamento por região
Norte: Dilma 44%, Aécio 17%, Campos 10%
Nordeste: Dilma 55%, Aécio 10% e Campos 11%
Centro-Oeste: Dilma 35%, Aécio 22% e Campos 10%
Sudeste (quase empate): Dilma 28%, Aécio 27% e Campos 9%
Sul: Dilma 33%, Aécio 22% e Campos 7%
Foto: Pedro Ladeira/Folhapress
Com informação:agenciacongresso.com