segunda-feira,
17 de junho de 2024

Festival de Inverno de Domingos Martins terá ópera infanto-juvenil nesta sexta (25)

O XXI Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins será palco da estreia da ópera ‘Orquestra dos Sonhos’, do compositor, pianista, arranjador, autor teatral e ator Tim Rescala, na próxima sexta-feira (25), às 20 horas, no palco principal. A ópera será encenada por músicos que são alunos e professores da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

A ‘Orquestra dos Sonhos’ é uma ópera infanto-juvenil didática e, ao mesmo tempo, distante das tradicionais barreiras, formalismo que normalmente caracteriza o gênero, pois além de inserir o público dentro da história, os limites espaciais que separam plateia e palco já não são tão rígidos.

Em a ‘Orquestra dos Sonhos’, os instrumentistas dividem o palco com os cantores, não havendo utilização do fosso, sendo a orquestra o pano de fundo para a história. Em sua ópera Tim oferece aos instrumentistas o desafio de atuar cenicamente, ao mesmo tempo em que são responsáveis pelo acompanhamento musical. Eles não são atores representando instrumentistas, são músicos-atores. E, essa nova escrita influencia a concepção da estrutura musical da ópera em questão: a colocação dos instrumentistas no palco praticamente durante toda a ópera exigiu do compositor que ele trabalhasse a continuidade da trama musical sem haver perda na fluência cênica.

A ‘Orquestra dos Sonhos’ foi encenada com grande sucesso de público, em 1997, no Centro Cultural do Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, sendo lançada em CD (o primeiro do Brasil no gênero), com a criação do selo Pianíssimo, especialmente dedicado à música infantil.

Esta montagem foi autorizada e cedida por Tim Rescala à professora e pianista Cláudia Marques, que assina também a coordenação e direção musical do espetáculo. A direção cênica é de Margareth Galvão, e a regência é do maestro Gilson Silva.

 
Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *