segunda-feira,
24 de junho de 2024

Carteira de Trabalho agora é informatizada em Domingos Martins

Os trabalhadores de Domingos Martins já podem solicitar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CPTS) informatizada. O Ministério do Trabalho e Emprego modificou o sistema de emissão do documento, que agora torna-se mais seguro contra rasuras e fraudes no Seguro-Desemprego, Fundo de Garantia do Tempo do Serviço (FGTS) e benefícios previdenciários.

O serviço está disponível na Casa do Cidadão, em Campinho. Anteriormente entregue no ato do cadastro do trabalhador, a carteira agora é emitida somente após protocolo e envio de documentos para o Ministério do Trabalho e Emprego.

O coordenador de atendimento da Casa do Cidadão, Armindo Klitzke, explica o novo procedimento: “A partir de agora o trabalhador deve protocolar o pedido aqui conosco e apresentar os documentos exigidos (veja a relação completa abaixo). Todo esse material é enviado para o ministério para a confecção da carteira, que, em seguida, é reenviada para nós. Cabe ao trabalhador retirá-la aqui na Casa do Cidadão. Todo este processo leva, no máximo, 30 dias”.

Para aqueles que possuem a Carteira de Trabalho manuscrita, a troca para a versão informatizada é opcional. Nos casos de pedidos de segunda via ou perda, o documento é emitido de acordo com o novo sistema.

O novo documento tem capa azul em material sintético mais resistente que o usado no modelo anterior, é confeccionado em papel de segurança e traz plástico autoadesivo inviolável que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo – os dados mais visados por falsificadores. Todas as informações pessoais do trabalhador e sua fotografia são impressas na carteira no momento da emissão. Na carteira manual (antiga), as informações eram preenchidas à mão.

Além da segurança, a informatização facilita a identificação dos trabalhadores por meio de uma base única de dados. Em caso de extravio do documento, o trabalhador poderá pedir uma nova via em qualquer posto do ministério, em qualquer Estado do País.

 
Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *