sábado,
13 de abril de 2024

Programa permanente de vacinação contra brucelose bovina em Domingos Martins

Oferecer assistência técnica do produtor rural. Com este objetivo, a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Domingos Martins mantém uma série de programas de atendimento ao homem do campo, desde os cuidados mais simples com a lavoura até a prevenção de doenças e pragas.

Um dos programas oferecidos gratuitamente é o de Controle e Erradicação da Brucelose Bovina, uma parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Espírito Santo- IDAF e o Sindicato Rural de Domingos Martins. Implantado em 2010, o programa atende a cerda de 600 propriedades que têm entre suas atividades, a produção de leite.

“Hoje conseguimos ofertar ao produtor um serviço técnico de qualidade, que resulta no desenvolvimento e no fortalecimento da nossa atividade agrícola”, pontua o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Darci Shaefer.

Uma das propriedades atendidas é a do agricultor Horaldo Haese, da comunidade Fazenda do Café, em Paraju. Dedicando-se a atividade leiteira desde os anos 80, o produtor decidiu em 2009 transformar a produção de leite na principal fonte de renda da propriedade.

Com a assistência técnica desde então, o produtor adotou novas práticas que possibilitaram o ganho de produtividade. Além da vacinação do rebanho, a área de alimentação dos animais foi reestruturada com a inserção de piquetes rotacionados compostos de gramíneas de alto valor proteico, adubação e irrigação das pastagens e a melhoria genética do plantel por meio de inseminação artificial.

Hoje a produção de leite totaliza 140 litros diários, destinados a fabricação de queijos comercializados no mercado local, mas o produtor tem planos para ampliar o negócio. “Estamos com uma boa média de produção e esperançosos quanto à atividade. Acabamos de vacinar mais algumas bezerras que ampliarão a produção diária para 400 litros”.

Os produtores interessados nos programas ofertados pela prefeitura devem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e solicitar a visita técnica. Já na propriedade, o profissional faz o cadastramento e aplica a vacina, de uma única dose. Informações pelo telefone (27) 3268-1814.

 
Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.
Array

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *