segunda-feira,
24 de junho de 2024

Domingos Martins recebe o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike

A competição será feita pela primeira vez no Estado e a previsão é atrair 400 atletas

Pela primeira vez na história, o Espírito Santo irá sediar o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike. A cidade escolhida é Domingos Martins e a modalidade será de Marathon onde o percurso é realizado em circuito e com exigência mínima de 60 quilômetros de trecho. A previsão é atrair 400 competidores para a disputa nos dias 30 e 31 de agosto.

A Federação Espírito Santense de Ciclismo (FESC) escolheu a região de montanhas por atender critérios técnicos de segurança e um visual encantador com grande contato com a natureza. “Domingos Martins possui uma excelente infraestrutura, além de uma paisagem perfeita. É tudo que uma competição desse nível exige. Temos certeza de que não iremos decepcionar”, disse o presidente da federação, Sandro de Oliveira.

A competição terá início no dia 30 de agosto (sábado) com a entrega dos Kits, às 9h, na praça principal de Campinho. Os trabalhos se encerram com o congresso técnico no Ginásio de Esportes Theodoro Schwambach (anexo ao antigo CNEC, centro), de 16h30 às 18h.

No dia 31 de agosto, a competição tem início às 9h com largada para as categorias oficiais e às 9h30 para as categorias amadoras, na praça principal do centro de Domingos Martins. As premiações acontecem às 14 horas.

Alguns dos principais nomes do ciclismo no Brasil já confirmaram participação, entre eles, Márcio Fidelix (Alagoas), Abraão Azevedo (São Paulo) e Marco Melo (Pernambuco), além de atletas capixabas. O Campeonato Brasileiro de Mountain Bike conta com o apoio da Prefeitura de Domingos Martins, por meio da Gerência Municipal de Esportes.

Inscrições para profissionais e amadores

O campeonato brasileiro contará com participantes profissionais e amadores, portanto moradores de Domingos Martins podem se inscrever até o dia 25 de agosto. As inscrições para as categorias oficiais (federados) são feitas pelo site da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC (www.cbc.esp.br). Para as categorias amadoras as inscrições deverão ser efetuadas pelo site: www.minhasinscricoes.com.br/gpbrasilxcm/2014.

O esporte

O Mountain Bike (MTB) é também conhecido como ciclismo de aventura. Trata-se de uma competição ao ar livre, com trilhas de terra bastante acidentadas e que envolvem muitas subidas e descidas. Ao contrário das bicicletas utilizadas para o ciclismo de estrada e de pista, que são bastante leves e com pneus muito finos, a bicicleta de mountain bike deve ter suspensão resistente e pneus mais grossos, para resistir aos obstáculos encontrados.

Com informação: Lorena Müller/Monique Ferbek

 
Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *