domingo,
14 de julho de 2024

Jovens e agricultores participam de Seminário Municipal de Associativismo e Cooperativismo de Domingos Martins

Cerca de 400 jovens participaram do primeiro dia do Seminário

Teve início nesta terça-feira (26) o Seminário Municipal de Associativismo e Cooperativismo de Domingos Martins. A atividade, que aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Teófilo Paulino, reuniu cerca de 400 jovens de escolas municipais. O evento terá continuidade nesta quarta-feira (27), no Ginásio de Esportes de Paraju, e pretende reunir agricultores familiares da região.

“O Seminário tem o objetivo de incentivar ações de fortalecimento da renda familiar por meio de associações e cooperativas rurais e urbanas. Na maioria dos diagnósticos participativos que realizamos em comunidades rurais percebemos que uma das principais dificuldades encontradas pelas famílias é a organização em associações e cooperativas. Por isso, a atividade pretende apresentar informações e experiências de sucesso a respeito desse assunto”, relatou a economista doméstica do Incaper Vera Lúcia Martins Santos.

Ela também disse que, atualmente, existem 42 organizações de agricultores familiares em Domingos Martins e que a perspectiva é de fortalecer ainda mais as cooperativas e associações. “A organização coletiva, seja em cooperativas ou associações, é muito importante no meio rural, uma vez que a comercialização de alimentos por meio de políticas públicas, como a da alimentação escolar, é muito mais vantajosa se for feita de maneira coletiva. A compra de insumos de forma e o acesso a equipamentos costuma ter seu custo bastante reduzido se feito em conjunto”, disse Vera.

Programação

Nesta terça-feira (26), os jovens participaram de palestras sobre a cultura do cooperativismo e protagonismo juvenil. No segundo dia de evento, serão realizadas palestras com especialistas do Estado de Santa Catarina, o mais bem sucedido do país em experiências de associativismo e cooperativismo.

Na quarta-feira (27), o gerente de Sustentabilidade Agropecuária Brasil Foods/SC, José Batistini Brunoro, irá falar sobre o caso de sucesso do Sistema de Produção Integrada de Aves e Suínos no Brasil. Já o secretário de Estado da Agricultura e Pesca de Santa Catarina, Airton Spies, irá palestrar sobre o Sistema de Produção Cooperativo ou Associativista, seus princípios básicos e casos de sucesso no mundo.

No período vespertino, o pesquisador da Embrapa de Santa Catarina Jonas Irineu dos Santos Filho irá abordar os impactos sociais do Sistema de Produção Integrada, Cooperativas e Associativismo. Já o especialista em Financiamento do Banco do Brasil, Rodrigo Campos Ramos, irá abordar as linhas de crédito de crédito rural para cooperativas e associações.

Inscrições

O evento, que tem início às 08 horas, ainda está recebendo inscrições. Para confirmar a presença, basta ligar no escritório do Incaper no número (27) 3268-2521. O evento é gratuito.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *