Filipe Rodrigues.
A pesquisa feita pela Brand/Século Diário em 18 municípios aponta vantagem de Paulo Hartung (PMDB) na disputa ao Governo do Estado em 16 deles. Em Cachoeiro de Itapemirim, o peemedebista tem 58% das intenções de voto. Renato Casagrande (PSB) está na frente em apenas dois: Afonso Cláudio e Viana.
O desempenho de Hartung em Cachoeiro demonstra sua autonomia política, já que o PMDB não tem vereador e nem compõe com o atual prefeito Carlos Casteglione (PT). O principal apoio que o peemdebista tem é do deputado federal Camilo Cola, seu correligionário. Com esse apontamento, reforça ainda a tese de que sua entrada na campanha de Casteglione foi um dos fatores para leva-lo a reeleição.
Já Casagrande, apesar de ter três vereadores de seu partido em Cachoeiro, ainda não conseguiu emplacar. Muito embora seu mandato de governador tenha sido notadamente produtivo no interior, os cachoeirenses têm sinalizado suas preferências eleitorais.
Até em sua terra natal, Castelo, Casagrande, ainda segundo o levantamento da Brand, está em desvantagem. Ele aparece com 34,5%, enquanto Hartung tem 47,1%. No litoral, o único município apurado foi Anchieta, onde Hartung tem 50% e Casagrande 35,7%.
Apesar da vantagem, a ordem no grupo de Hartung é intensificar os trabalhos onde existem prefeitos que o apoiam. Já Casagrande tem dito que é possível virar e ganhar a eleição ainda no primeiro turno.
Esses dados apresentados na pesquisa Brand/Século Diário são relativos ao levantamento induzido, em que os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado por meio de uma cartela. Na pesquisa anterior, de julho, a pesquisa ouviu eleitores de 10 municípios. Casagrande liderava a pesquisa em três localidades. E se comparadas à pesquisa atual houve mudanças no cenário.