segunda-feira,
24 de junho de 2024

Alunos de escolas públicas de Marechal Floriano são selecionados para a etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

Ana Paula Mill.

Cinco alunos de escolas públicas de Marechal Floriano estão entre os melhores do Espírito Santo e disputam a etapa estadual da Olímpiada de Língua Portuguesa. São eles: Henrique Brunoro Kröhling, Gabriela Gilles, Nelmara Gava Ferreira, Lorena João Daniel e Diego Klein.

Os textos e poemas desses cinco estudantes foram selecionados para a etapa estadual. Se passarem pela seleção capixaba, seguem firme na disputa, podendo chegar à Etapa Nacional. A escolha dos cinco alunos é motivo de muito orgulho para Marechal Floriano, uma vez que os textos falam sobre o município.

Todas as escolas públicas do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio do município de Marechal Floriano participaram da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. A Olimpíada desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras. Além disso, é realizado um concurso, em anos pares, que premia as melhores produções de textos de alunos nas seguintes categorias: Poema no 5º e 6º anos do Ensino Fundamental; Memórias no 7º e 8º anos Ensino Fundamental; Crônica no 9º ano Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio; Artigo de opinião no 2º e 3º anos Ensino Médio.

A primeira etapa do concurso foi realizada nas escolas na primeira quinzena de agosto. Os textos selecionados foram encaminhados à Secretaria Municipal de Educação e Esportes. Uma Comissão Julgadora Municipal avaliou e selecionou um texto de cada categoria, no dia 29 de agosto de 2014, para participar da etapa estadual, que acontece entre os dias 25 de setembro e 10 de outubro deste ano. Em seguida, haverá as etapas Regional (28 de outubro a 20 de novembro) e Nacional (24 a 28 de novembro). No dia 1º de dezembro acontece o evento de premiação e festa final, com os vencedores em nível nacional.

A coordenadora municipal da Olimpíada, Ângela Regina Ribeiro da Silva destaca: “Houve a adesão e a participação de 100% das escolas do nosso município na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Esse é um momento especial, que promove a descoberta de grandes talentos”. A Secretária Municipal de Educação e Esportes, Adenilde Stein Silva, agradece e parabeniza a todos os alunos, professores e escolas participantes, destaca a qualidade de todo o trabalho realizado e a excelência dos textos selecionados.

CONFIRA OS TEXTOS SELECIONADOS

Categoria: Artigo de opinião
Título: O gosto do café a partir das condições trabalhistas

Aluno: Diego Klein

Escola: EEEFM Victorio Bravin
Diretora: Liane Maria Bravin Catelan
Professora: Luciene Gilles Guidi

Categoria: Crônica
Título: O último balé

Aluna: Lorena João Daniel

Escola: EEEFM Victorio Bravim
Diretora: Liane Maria Bravim Catelan
Professora: Luciene Gilles Guidi

 

 
Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *