segunda-feira,
17 de junho de 2024

Domingos Martins recebe equipe do Hemocentro

Moradores de Domingos Martins, na Região Serrana capixaba, podem doar sangue e se cadastrar como possíveis doadores de medula óssea nesta quinta-feira (11) durante ação externa que o Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) realiza no município. Os voluntários devem se dirigir à praça principal da cidade até as 16 horas.

Caso o doador tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher o cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Medula óssea

Além de doar sangue, o voluntário poderá se inscrever no cadastro nacional de potenciais doadores de medula óssea (Redome). Para isso, basta preencher uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de até 5 ml de sangue. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos pode participar.

A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em 100 mil. Por causa dessa dificuldade, é organizado o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar.

Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, o voluntário então é chamado para exames complementares e para realizar a doação.

A medula óssea é um tecido líquido que fica na parte interna dos ossos, responsável pela produção de células sanguíneas. Quem sofre de doenças, como leucemia, pode precisar do transplante do tecido.

Agenda externa

As coletas externas contribuem para aumentar os estoques do banco de sangue do Hemoes – responsável por abastecer 51 serviços, entre hospitais e agências transfusionais de todo o Estado – e facilita a captação de voluntários, já que o ônibus adaptado para o serviço está disponível para ir a qualquer município, principalmente em locais onde não há postos de coleta.

Essas campanhas são realizadas durante todo o ano e podem ser agendadas por instituições de ensino e bancárias, empresas, igrejas e entidades que queiram participar. Os telefones de contato para informações são: (27) 3636-7900/3636-7920/3636-7921. Já as marcações de visita dev

 
Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *