sábado,
25 de maio de 2024

Grupo Folclórico de Domingos Martins se apresenta no Uruguai

Além do Brasil, os imigrantes alemães que saíram da Europa na segunda metade do século XIX chegaram a outros países da América Latina. Entre eles, o Uruguai, país que também será o destino da próxima apresentação internacional do Grupo de Danças Folclóricas Bergfreunde de Campinho (Domingos Martins).

Os Amigos da Montanha, tradução literal do nome do grupo, irá se apresentar na edição de 2014 da Oktoberfest de Montevideo, no próximo dia 04. Descendentes de imigrantes alemães, 16 jovens integrantes já estão de malas e coreografias prontas. Para viajar, o grupo folclórico está recebendo apoio da Prefeitura Municipal de Domingos Martins e da organização do evento.

A programação do evento conta uma grande exibição cultural, com orquestras e grupos de danças locais e estrangeiros, culinária variada com especialidades alemãs e inúmeras atividades, como exposição de produtos e jogos tradicionais.

De acordo com José Roberto Raasch, coordenador geral do Bergfreunde, o grupo está ansioso pela apresentação. “Vamos fazer três apresentações no Uruguai. São meses de uma rotina intensa de ensaios para deixar tudo impecável. Todos estão bem ansiosos e felizes de representar nosso município, nosso Estado e nosso País neste importante evento cultural no Uruguai”, afirma José Roberto. No dia 03, o grupo também fará uma exibição na Embaixada Geral da Alemanha no Uruguai.

Apesar da expectativa, essa não é a primeira vez que o Grupo Folclórico Bergfreunde fará uma apresentação internacional. O grupo já se apresentou na Steuben Parade, em Nova Iorque (EUA), no Festival de Verão Lisboa (Portugal) e na Oktoberfest de Munique (Alemanha). Além disso, o Bergfreunde já participou de importantes eventos locais e nacionais, como a Sommerfest, a Bauernfest e a Entedankfest (Domingos Martins – ES); o Festival dos Estados Brasileiros (Brasília – DF), a Oktoberfest (Blumenau – SC) e o Festival do Folclore (Nova Petrópolis – RS), somando mais de 900 apresentações em seus 30 anos de atividades. A última apresentação internacional do grupo foi realizada em 2013, durante a programação da 50ª Fiesta Nacional de La Cerveza – Oktoberfest, em Córdoba, na Argentina.

Entre as danças que serão apresentadas no festival argentino está a “Tiroler Figurentanz”, um Pot-pourri da região do Tirol, na Áustria, que tem como característica principal o “Schulplatter”, dança típica que tem sua origem no trabalho dos lenhadores dos alpes europeus. Na virtuosa coreografia, executada somente por homens, eles fazem uma espécie de sapateado e batem nas pernas e nos sapatos a fim de reproduzir os sons do bater do machado na madeira.

Grupo Folclórico Bergfreunde de Campinho

Primeiro grupo folclórico de danças alemãs fundado no Espírito Santo, o Bergfreunde iniciou suas apresentações em 25 de fevereiro de 1984, com o objetivo de resgatar, preservar e difundir, por meio da dança, a cultura trazida pelos imigrantes alemães à região de Domingos Martins, que estava sendo perdida em consequência da II Guerra Mundial.

 
Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.
Array

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *