sábado,
22 de junho de 2024

Alunos da Escola Victorio Bravim de Marechal desenvolvem trabalho com a Matemática

Para você, a matemática é um “bicho de sete cabeças”? Para uma turma de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Victorio Bravim, em Araguaia, Marechal Floriano, a tão temida disciplina escolar deixou de ser um problema. A professora Alexsandra Alves Pereira está trabalhando com os estudantes o Projeto Ensino Médio Inovador – Iniciação Científica: História da Matemática e Resolução de Problemas.

O projeto tem como objetivo o estudo e a análise da história da matemática, relacionando as teorias matemáticas e a resolução de problemas. Além disso, estão sendo realizados estudos sobre matemáticos de cada período, descrevendo as biografias e as relações sociais e políticas deles, na sociedade à qual pertencem.

Além disso, o projeto tem a intenção de desenvolver um olhar crítico sobre a importância do ensino da história da matemática que, em muitos casos, não é estudada nas instituições de ensino.

O projeto é voltado para alunos do Ensino Médio, nos turnos Matutino e Vespertino, das turmas de 1º anos e de 2º anos. “É importante que os estudantes aprendam a história da matemática para relacionar o que se estuda em sala de aula, desenvolvendo e entendendo suas aplicações e, sempre que possível, relacionando a matemática com o cotidiano”, ressaltou a professora.

Ela ainda completou: “Quanto mais contextualizado for o ensino da matemática, mais aproximamos a teoria da prática. Consequentemente, o estudante irá perceber a importância da matemática em nosso dia a dia. Sabemos o quanto é difícil incentivar essa análise, pois a maior parte do conteúdo estudado em sala de aula é fragmentado e abstrato. Além disso, constantemente, somos questionados pelos estudantes sobre o porquê de estudarmos esse ou aquele conteúdo. Para que isso não ocorra, é necessário propor situações-problema que instiguem os alunos a buscar respostas para essas situações”, finalizou Alexsandra.

 
Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *