terça-feira,
16 de abril de 2024

Agricultores de Marechal Floriano conhecem mecanização para cafeicultura de montanha

Produtores rurais de Marechal Floriano e regiões próximas participaram do Dia de Campo sobre possibilidades de mecanização na agricultura de montanha. O evento foi realizado na última sexta-feira (14) e contou com a presença de mais de 100 agricultores que buscavam inovação para os tratos culturais e manejo das lavouras de café da Região Serrana.

A abertura da 21ª Festa do Café e do 11º Concurso de Qualidade de Cafés ocorreu no Dia de Campo que permitiu aos agricultores conhecerem as tecnologias de mecanização já disponíveis para a cafeicultura de montanha. O engenheiro agrônomo e extensionista do Incaper Fabiano Tristão ministrou a palestra “Cafeicultura de Montanha: o que pode melhorar?”. O engenheiro agrônomo Cesar Abel Krohling, chefe do Escritório Local de Marechal Floriano, também falou sobre as possibilidades da mecanização.

“Nas palestras, foram apresentadas fotografias, vídeos e planilhas que mostraram dados sobre a economia gerada pelo uso das tecnologias utilizadas para calagem e adubação, poda, colheita e demais tratos culturais”, falou Cesar Abel Krohling. Também foram exibidos maquinários disponíveis para pequenos e médios produtores entre os quais estão tratores, implementos para distribuição de adubo, calcário, palha de café, esterco, derriçadeiras, equipamentos de podas e até motos usadas para transporte e aplicação de insumos agrícolas.

O Dia de Campo também contou com a demonstração de técnicas e métodos de poda e manejo de café ministrada pelo engenheiro agrônomo e pesquisador do Incaper Fabrício M. Sobreira, que mostrou na prática as facilidades com o uso de equipamentos modernos e seguros para o manejo da planta para facilitar a colheita, aumentar o rendimento e produzir cafés de melhor qualidade.

Durante todo o evento os produtores puderam conhecer alguns dos equipamentos expostos nos diversos estandes da festa, além das demonstrações de uso dos equipamentos realizadas nas lavouras em torno do local.

 
Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.
Array

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *