sexta-feira,
19 de julho de 2024

Pedra Azul conquista selo internacional que abre caminho para virar patrimônio da humanidade

A região de Pedra Azul está se preparando para se tornar o primeiro local do Espírito Santo a ser considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O local conquistou o selo Herity, o primeiro passo para conquistar o título da Unesco.

O Herity é uma organização não governamental e autônoma. Seu Sistema Global de Avaliação HERITY (HGES) é que torna possível a certificação dos bens culturais de todo o mundo. Com o Selo Herity, a região de Pedra Azul passa a ser reconhecida internacionalmente. Há dez meses a região tem se preparado para ganhar esse título, que pode levar até três anos para ter o resultado divulgado.

“Pedra Azul vai se tornar um imã para o olhar do mundo, passará a receber incentivos de turismo e vai ser inserida em um guia internacional de turismo”, destacou a secretária de estado de turismo.

O distrito foi um dos destaques no início do mês, na Itália, onde aconteceu a Conferência Internaciol da Herety – Organização Internacional de Gestão da Qualidade do Patrimônio Cultural.

A secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Diane Rangel, foi quem apresentou as belezas naturais e justificativas culturais para Pedra Azul ganhar o título. Entre eles estão a flora, a fauna, a geologia com pedras marcantes como a Pedra do Lagarto, e mamíferos que estão em extinção.

“Existe um pássaro raro que há mais de 50 anos estava desaparecido e tem aparecido em Pedra Azul, o saíra-apunhalada”, contou Diane.

Na região existe um pequeno anfíbio, o sapinho de ouro (Brachycephalus alipioi), que só existe em Pedra Azul e na localidade de Forno Grande, em Castelo. Além das belezas naturais, a região guarda também fortes indícios das culturas dos descendentes que lá habitam, alemães, italianos, pomeranos e até quilombolas que mantém suas tradições, sua língua e suas festas.

Pedra Azul se destaca também por ser um dos grandes destaques do ecoturismo, turismo de observação de pássaros, montanhismo, e dos esportistas de voos, como parapente.

Com informação da TV Vitória.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *