Segundo a Polícia Ambiental há indícios de desvio do curso d’água.
Uma atividade de terraplanagem e aterro próximo ao curso hídrico foi constatada pela Polícia Militar Ambiental nesta segunda-feira (22), no distrito de Baixo São Sebastião, zona rural do município de Santa Maria Jetibá.
Os policiais chegaram até o local durante policiamento de rotina e em contato com o responsável, um homem de 43 anos, este informou que pretendia construir uma oficina de manutenção para uso próprio na área aterrada, e que não possui licença do órgão ambiental competente.
Segundo os policiais, a terraplanagem atingiu a margem do Córrego São Sebastião, um dos afluentes do Rio Santa Maria da Vitória. No histórico do boletim de ocorrência ambiental, existe a citação de indícios do desvio do curso hídrico com uso de máquina, mesmo não sendo encontrado maquinário no momento da fiscalização.
A obra foi paralisada e o responsável informado sobre o teor da Lei 9.605/98 de crimes ambientais.
Toda a documentação produzida pelos policiais, acompanhada de relatório fotográfico foi protocolada na delegacia de Polícia Civil do município, onde o responsável será intimado a prestar esclarecimentos.