domingo,
14 de julho de 2024

Caixas secas e bueiros para minimizar impacto das chuvas em Domingos Martins

Uma técnica relativamente simples, mas que traz consigo inúmeros benefícios. Diante do aumento do volume das chuvas no verão, é necessário criar-se maneiras para que o acúmulo de água não tenha reflexos negativos e uma das medidas adotadas em Domingos Martins é a construção de caixas secas em localidades do interior do município.

Essas caixas, segundo o órgão Municipal, consistem na escavação de reservatórios tecnicamente dimensionados na margem das estradas para a captação das águas de chuva. O procedimento evita as enxurradas, a erosão, o assoreamento dos rios e o desgaste das estradas, aumentando ainda o armazenamento de água e o abastecimento do lençol freático, o que favorece as nascentes e a vazão dos rios.

A prefeitura informou que além da escavação de caixas secas, bueiros são construídos nas áreas rurais com estruturas de concreto, as manilhas, com a finalidade de drenar ou para facilitar a passagem da água embaixo do leito da estrada, buscando assim evitar a erosão da terra, a degradação das estradas, a garantia de tráfego normal de veículos e o escoamento da produção agrícola.

 
Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *