sábado,
22 de junho de 2024

Comunidade de Melgaço celebra em encontro a importância da concertina

A manhã do último domingo (11) foi marcada por muita animação em Melgaço. A comunidade esteve reunida em um encontro para debater a importância da concertina para o povo pomerano. Durante o evento, foi realizada a exibição de filmes que retratam a utilização do instrumento em comunidades pomeranas, bem como, mini-palestras para os moradores, apresentações musicais e de dança.

“Esse encontro é determinante para que o povo do interior sinta-se orgulhoso de sua essência, de sua cultura e seus costumes”, destacou o presidente da Associação de Moradores, Produtores e Amigos de Melgaço, Alércio Braun.

A servidora pública Alderina Schneider falou em nome da comunidade sobre o que representa a concertina para Melgaço. “Ela nos convida a sempre relembrar nossos costumes, já que a concertina é um instrumento muito usado pelos pomeranos e devemos valorizar quem se dedica a tocá-la”, disse.

Quem também ressaltou o valor do instrumento foi o pastor Anivaldo Kuhn. “A vida foi muito dura para os pomeranos, e os bailes de concertina eram a alegria. Hoje esse resgate feito na comunidade torna-se uma oportunidade de lazer sadio para os jovens. A música exercita a mente cultiva coisas boas”, ressaltou o pastor.

O evento contou com a participação do representante da Associação Cultural e Recreativa de Belém, de Santa Maria de Jetibá, Martin Boldt, que reforçou a ideia de que tocar o instrumento é uma opção de lazer para a juventude. “A concertina é a alegria do povo pomerano transformada em atividades culturais. O aprendizado deste instrumento é uma forma de ocupar o jovem do interior. É uma alternativa de diversão para que ele não ocupe o tempo em coisas erradas”, opinou.

 
Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *