domingo,
14 de julho de 2024

Viticultor testa nova cultivar de uva em Alfredo Chaves

O agricultor Eloilson de Souza Cetto de Alfredo Chaves está testando uma nova cultivar de uva, a espécie ‘Vitória’. Com sabor intensamente doce e resistente a doenças, a ‘Vitória’ é uma nova opção de uva de mesa, mas sem sementes.

Cetto cultiva cerca de 1.200 pés da fruta da espécie Niágara Rosada em sua propriedade na localidade de Cachoeira Alta há sete anos. Em 2014 resolveu apostar em uma nova variedade. Foi ai que ele adquiriu o material genético para enxerto da nova espécie.

O agricultor conseguiu cultivar cerca de 50 pés, que deram seus primeiros cachos em dezembro. Segundo ele, é o primeiro teste em terras baixas aqui no Estado. O sítio tem apenas 17 metros de altitude. “Fiquei surpreso com o resultado. Os cachos chegaram a dar 800 gramas cada e o sabor muito adocicado”, garantiu.

De acordo com o agricultor, a nova variedade é resistente ao míldio, que é a doença mais danosa que atinge as videiras. “Além da resistência à doença, a nova espécie produz cachos grandes e com altos teores de açúcares, possuindo um sabor semelhante a da framboesa”. Cetto constatou a boa aceitação da variedade no mercado. “Devido não ter sementes, ela tem boa aceitação no mercado e consegui um preço maior em relação a Niágara Rosada.

A uva ‘Vitória’ foi desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e lançada em 2012. No final de 2013, ele conseguiu as mudas diretamente com a Embrapa e introduziu na propriedade.

 

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *