terça-feira,
20 de fevereiro de 2024

Famílias martinenses celebram raízes alemãs

Janeiro é mês de celebrar a chegada dos primeiros alemães ao território de nosso município e relembrar tradições e costumes que carregamos até hoje. Você sabe quais foram as primeiras famílias a chegarem aqui?

Os colonos foram subindo as margens do Rio Jucu Braço Norte e se instalaram, em 27 de janeiro de 1847, na Serra da Boa Vista. Eram 39 famílias sendo 16 Evangélico-Luteranas e 23 Católicas, totalizando 163 pessoas. (Por isso, a Sommerfest acontece no fim de janeiro).

A família Rhein foi uma das primeiras a construir uma vida por aqui, depois da chegada no imigrante Peter. Carregando como herança o sobrenome dos primeiros colonizadores, senhor Emílio e sua filha Catharina vivem em Santa Isabel e contam um pouco do histórico. “O Peter era meu bisavô. É um grande orgulho. O nome de sua esposa era Catharina, nome que foi passado para minha filha. Mantemos algumas tradições, principalmente as gastronômicas”, diz Emílio.

Veja as primeiras famílias que chegaram em Domingos Martins

Bastian;Bohn;Chall;Christ;Degen;Effgen;Faller;Feiper;Flotinger;Franz;Gerhardt;Gilles;Hand;Ludwig;Marx;Mildenberger;Morjer;Rhein;Schmidt;Schneider;Stein;Stumm;Trarbach;Trenkbluth;Velten;Wahler e Waiandt.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *