sábado,
13 de abril de 2024

Cinco toneladas de embalagens de agrotóxicos foram recolhidas em Marechal Floriano

Pelo terceiro ano consecutivo, a Secretaria de Agricultura de Marechal Floriano – em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Secretaria de Estado da Agricutura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e a Casa do Adubo – realizou a Campanha Campo Limpo.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Ubaldino Saraiva, foram recolhidas cerca de 5 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos. A campanha aconteceu de segunda a quinta-feira da semana passada, em 12 localidades de Marechal Floriano.

“Recolhendo esse material, estamos trabalhando para evitar a degradação e a poluição dos recursos hídricos. Além disso, evitamos que o produtor reutilize essas embalagens, que são de veneno. Estamos preocupados com a prevenção da saúde do produtor e dos familiares deles”, ressaltou Ubaldino Saraiva.

O Incaper informou que 40 produtores rurais aderiram à campanha e entregaram as embalagens vazias de agrotóxicos. “Muitos produtores não devolveram as embalagens porque já estão cumprindo a lei e fazendo a entrega nas lojas em que compraram o produto. Porém, muitas vezes, os produtores esquecem ou têm dificuldades para entregar. Além disso, não podemos esquecer que transportar essas embalagens em veículo próprio, fechado, não é permitido, pois o cheiro do veneno pode causar intoxicação, principalmente nas crianças”, frisou César Abel Kröhling, engenheiro agrônomo do Incaper.

Cada produtor que participou da campanha, entregando as embalagens vazias de agrotóxicos, recebeu algumas mudas de árvore frutífera. Fizeram parte do projeto as comunidades de Frei Galvão, Costa Pedreira, Bom Jesus, Rio Fundo, Rio das Pedras, Soído de Baixo, Alto Nova Almeida, Victor Hugo, Santa Maria, Alto Santa Maria, Alto Marechal e Sede. A Campanha Campo Limpo acontece sempre no mês de janeiro.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.
Array

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *