segunda-feira,
24 de junho de 2024

Cesan dá dicas para evitar o desperdício de água no Carnaval em Marechal Floriano

O feriadão de Carnaval começou neste sábado (14) e a folia tem que ser com responsabilidade, sem desperdício de água. A situação ainda é de alerta, sobretudo nos balneários, onde a população cresce muito neste período. Para que todos economizem, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) dá algumas dicas para os foliões praticarem o consumo racional da água.

O desperdício de água pode ser reduzido com atitudes simples, como evitar banhos demorados e usar o sabonete somente com o chuveiro fechado, não lavar carros ou calçadas com mangueiras, não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes ou enquanto lava as louças. Quando utilizar o vaso sanitário é preciso moderar nas descargas. A válvula e caixa de descarga devem ser reguladas periodicamente. Praticando todas essas ações, os clientes podem economizar até 1.065 litros de água.

É preciso ficar atento também às torneiras mal fechadas. Uma torneira gotejando, por exemplo, gasta 46 litros de água por dia. Já uma torneira com abertura de 12 mm gasta 33.934 litros de água por dia. “Com essas medidas, o abastecimento não fica prejudicado, e principalmente, conseguimos preservar o meio ambiente”, explica o empregado da Divisão de Educação Ambiental da Cesan, Wagner Veras.

Veja quantos litros podem ser economizados nas atividades diárias:

Lavar a louça, fechando a torneira enquanto ensaboa
Economia que pode ser obtida: 97 litros
Tomar Banho, fechando a torneira enquanto ensaboa
Economia que pode ser obtida: 160 litros
Lavar a calçada sem mangueira
Economia que pode ser obtida: 250 litros
Utilizar o vaso sanitário com descarga moderada
Economia que pode ser obtida: 14 litros
Lavar o carro sem mangueira
Economia que pode ser obtida: 520 litros
Escovar os dentes, fechando a torneira
Economia que pode ser obtida: 24 litros
Se essas atitudes simples forem adotadas, o total de economia será de 1065 litros de água.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *