quarta-feira,
12 de junho de 2024

Noite de lançamentos e show na Estação de Mathilde em Alfredo Chaves

No próximo dia 07 de março, a Estação Ferroviária de Mathilde, em Alfredo Chaves, será palco de cultura e entretenimento, com lançamento de documentário e videoclipe e ainda apresentação de show musical.

O primeiro documentário sobre o Padre José de Anchieta, após o decreto que o oficializou como Santo em 2014, será exibido na Estação de Mathilde no próximo neste dia, às 20 horas. Na programação de lançamento também inclui a exibição de vídeo pelo Cineclube Ludovico Persici, lançamento do videoclipe ‘8 Ventos’, do rapper Aliado Jota, e show com Lucas Arruda. A entrada é gratuita.

O filme conta a trajetória do Padre José de Anchieta em terras capixabas e reconstitui o trajeto que ele fazia entre as cidades de Anchieta e Vitória. A obra foi gravada entre os anos de 2012 e 2013 durante a caminhada “Passos de Anchieta”, que reconstitui o trajeto que o Padre fazia entre as cidades de Anchieta e Vitória. Além de belíssimas imagens, o documentário traz depoimentos de andarilhos e fiéis que depositam no Santo sua devoção.

Com uma vida dedicada ao ensino e ao sacerdócio, Padre José de Anchieta veio para o Brasil com a missão de expandir o Cristianismo. De origem judaica, do lado da mãe, e ascendência nobre pela parte do pai, José de Anchieta saiu da Espanha e foi estudar em Portugal para fugir das fortes perseguições do Tribunal do Santo Ofício instalado em terras espanholas.

Chegando ao Brasil em 1553, José de Anchieta se dedicou aos trabalhos religiosos em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde faleceu em 9 de junho de 1597. Em 1569 ele fundou a povoação de Reritiba, atual cidade de Anchieta. Além dos feitos religiosos, Anchieta marcou a história da cultura brasileira com suas publicações literárias que incluem gramática, poemas, peças teatrais e registros históricos.

O evento de lançamento do documentário, no próximo dia 7 de março, irá reunir três projetos selecionados por editais da Secretaria de Cultura do Estado – Secult. Além do audiovisual sobre o Padre José de Anchieta, o videoclipe ‘8 Ventos’ foi produzido através do Edital Nº14/2014; e o show de Lucas Arruda, foi contemplado com o Edital de Circulação/2014. A realização do projeto é do Cineclube Ludovico Persici e do site Panela Audiovisual (www.panela.tv).

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *