A Estação Ferroviária de Mathilde ficou lotada na noite do último sábado (07), quando ocorreu uma noite cultural com show, lançamento de documentário e apresentação de curtas. Turistas e alfredenses prestigiaram a primeira exibição do documentário Anchieta, passos de um andarilho.
As apresentações iniciaram com a exibição de curtas e do videoclipe ‘8 Ventos’ pelo projeto Cineclube Ludovico Persici. Ao final todos puderam ouvir música de boa qualidade no show de Lucas Arruda, contemplado pelo projeto de circulação cultura da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
De acordo com a idealizadora do Cineclube, Roberta Taufne, a noite foi um sucesso e muito agradável. “As pessoas puderam respirar cultura e se divertir com as exibições apresentadas aqui”, disse.
Documentário.
O primeiro documentário sobre o Padre José de Anchieta, após o decreto que o oficializou como Santo em 2014, foi exibido na Estação de Mathilde. O filme conta a trajetória do Padre José de Anchieta em terras capixabas e reconstitui o trajeto que ele fazia entre as cidades de Anchieta e Vitória. A obra foi gravada entre os anos de 2012 e 2013 durante a caminhada “Passos de Anchieta”, que reconstitui o trajeto que o Padre fazia entre as cidades de Anchieta e Vitória. Além de belíssimas imagens, o documentário traz depoimentos de andarilhos e fiéis que depositam no Santo sua devoção.
O evento de lançamento do documentário, no último sábado, reuniu três projetos selecionados por editais da Secult. Além do audiovisual sobre o Padre José de Anchieta, o videoclipe ‘8 Ventos’ foi produzido através do Edital Nº14/2014; e o show de Lucas Arruda, foi contemplado com o Edital de Circulação/2014.