sábado,
13 de abril de 2024

Parques estaduais voltam a funcionar aos fins de semana

Os parques estaduais do Espírito Santo voltaram a funcionar aos fins de semana. De acordo com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), desde o último sábado (14), as reservas administradas pelo órgão passaram a abrir aos sábados, domingos e feriados.

O compromisso foi estabelecido pela atual gestão do Iema, que ao assumir o órgão, em janeiro de 2015, colocou como prioridade a abertura das unidades durante os dias não-úteis. Os servidores trabalharão em regime de escala como medida emergencial. Uma solução definitiva para a questão está sendo discutida entre a diretoria do Iema e os servidores públicos.

Os Parques Estaduais de Itaúnas, em Conceição da Barra, e Paulo Cesar Vinha, em Guarapari, estarão com o Centro de Visitantes fechados para visitação. Contudo é possível realizar trilhas autoguiadas e, além disso, opções de passeios por meio do Grupo de Monitores Ambientais. Cabe ressaltar que os Parques de Forno Grande e Mata das Flores, ambos em Castelo, funcionarão todos os dias da semana, porém com agendamento prévio.

Serviço

– Parque Estadual Cachoeira da Fumaça

O parque é famoso pela sua exuberante queda d’água de 144 metros de altura, que dá nome à unidade. Os visitantes podem se banhar na cachoeira e realizar as trilhas autoguiáveis e se encantar com as cascatas e corredeiras ao longo do rio que corta o parque. Sua flora é bem representada pelos jacarandás-de-espinho e a fauna por animais em extinção como a lontra.

A unidade conta com monitores ambientais credenciados que realizam trilhas guiadas. Os interessados devem agendar previamente pelo telefone (28) 9 9942-5658.

Localização: Alegre e Ibitirama.
Informações: (28) 9 9999-0639.

– Parque Estadual da Pedra Azul

A Pedra Azul, que dá nome ao parque é uma formação de granito e gnaisse de 1.822 metros de altura e curiosamente a ação de eventos naturais esculpiu parte da rocha em forma de lagarto, algo único no planeta.

A unidade conta com um grupo de monitores que realizam trilhas monitoradas na unidade mediante agendamento prévio pelo telefone (27) 99739-8005.

Localização: Domingos Martins, comunidade de Pedra Azul.
Funcionamento: Trilhas agendadas das 09h às 12h e das 13h30 às 17h.
Informações: (27) 3248-1156.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.
Array

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *