Andarilhos de diversas cidades do Estado, entre eles, Marechal Floriano, irão participar da caminhada “Rota Ido Imigrante Italiano”, em Alfredo Chaves, nos dias 28 e 29 de março. Os participantes irão caminhar cerca de 30 km, seguindo pelas estradas vicinais do município e passando pelas comunidades São Marcos, São Sebastião, Matilde, Carolina e São Roque de Maravilha, onde poderão desfrutar de belas paisagens naturais.
O objetivo, segundo o coordenador Carlos Magno, o Lilico, é reviver e homenagear os imigrantes que chegaram ao Estado no século XIX e realizaram a colonização. Parte dos costumes dos primeiros italianos ainda existe no município e é observada pelas pessoas que visitam a região.
A caminhada Rota do Imigrante é promovida há nove anos pela “Trilha Um Eventos”, a mesma que coordena os Passos de Anchieta. O coordenador afirma a importância de reviver a trajetória dos antepassados. “A ideia é reviver os passos dos nossos descendentes italianos, fomentar a cultura que ainda é presente em Alfredo Chaves”, disse.
Os andarilhos imigrantes seguirão os 20 quilômetros da trilha do primeiro dia pelas localidades de São Marcos e São Sebastião e a parada final será em Matilde, onde irão pernoitar. À noite haverá apresentação cultural.
Já no domingo bem cedo, após um gostoso café, irão seguir mais 10 km até São Roque de Maravilha, onde haverá um almoço de confraternização e a etapa final da trajetória. Os andarilhos passarão por Carolina e irão ter a oportunidade de se deparar com belas cachoeiras e margem de rios até chegada final em São Roque de Maravilha.