A equipe do Projeto Nossa Juventude, implantado este ano no município, realizou na manhã desta quarta-feira (06) uma atividade importante sobre cidadania: a simulação de um tribunal judiciário.
A ação envolveu duas turmas do 9º ano da Escola Municipal Ana Araújo que na oportunidade fizeram uma simulação de júri sobre a liberação ou proibição do uso de drogas. As turmas foram divididas em dois grupos e fizeram as defesas e acusações dos temas. As discussões foram acompanhadas por técnicos do projeto e pela psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde, Kelly Bull.
“Escolhemos este assunto porque é um tema polêmico. É uma oportunidade que temos de testar o poder de persuasão dos alunos e conhecer os pontos de vista diante da legalidade das drogas”, esclareceu a coordenadora do projeto Nossa Juventude, Lívia Junqueira.
Ao final todos se reuniram em um debate, a qual enfatizava a importância da atividade para familiarizar o aluno ao ambiente de um tribunal, bem como julgar os protocolos exigidos que servem de base para defensores e acusadores em um júri.
Projeto Nossa Juventude:
Em parceria com o Instituto de Atendimento Sócio Educativo do Espírito Santo (Iases), o projeto Nossa Juventude é de iniciativa municipal tem como pretensão qualificar o atendimento jurídico-psicossocial de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
Uma equipe composta por uma psicóloga, uma assistente social, uma educadora social e uma coordenadora faz o acompanhamento de jovens em conflito com a lei com idade entre 12 e 18 anos.