terça-feira,
16 de abril de 2024

Pisa da uva e carretela entre as principais atrações em Alfredo Chaves

De 12 a 14 de junho Alfredo Chaves está nas cores da Itália. O motivo é a realização de mais uma edição da Festitália. O evento é uma forma que o município criou para homenagear os italianos que colonizaram a região a partir de 1877, responsáveis por uma cultura marcante no município e que representa a descendência de mais de 70% dos moradores.

Este ano, as novidades são a pisa da uva e o alambique móvel. No sábado e no domingo, os visitantes poderão participar do antigo processo de fabricação de vinho. O evento ainda irá contar com boteco do nonno, carretão do vinho, polentopédia, vinhocleta, tombo da polenta, danças e muita comida típica.

Como em todos os anos, a Carretela Italiana abre o evento, na sexta-feira, com um mega desfile na avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade. Para este ano, os organizadores pretendem ampliar as atrações. O desfile inicia às 19h30min, carros antigos e a Casa da Nona Móvel, construída para ser mais uma novidade na atração.

De acordo com um dos organizadores, o empresário Leandro Fardim, a carretela envolverá a participação de cerca de 500 pessoas e muitas novidades. “Iremos levar muita gente e atrações para a avenida, cerca de 500 pessoas estão envolvidas, para mostrar a nossa rica cultura italiana ainda presente”, disse.

Fardim adianta que haverá além da tradicional polenta móvel, outras atrações interessantes. “Teremos na avenida a apresentação da ‘vinhocicleta’ e da ‘polentopéia’ – bicicletas que a cada edição do evento ganham espaços para mais um integrante -, galinheiro móvel e um caminhão adaptado que apresentará os principais utensílios e ferramentas utilizados pelos imigrantes como a moenda de cana e o grupião, utilizada antigamente para serrar madeira.

A carretela ainda contará com a participação de carros antigos, um veículo presidencial e de alunos do município tipicamente vestidos. “Muito vinho e polenta serão servidos durante o percurso da carretela e a noite será encerrada com muita música”, comentou Leandro.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.
Array

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *