sexta-feira,
14 de junho de 2024

Alunos da EMEF Professor Nicolau Kröhling de Marechal Floriano lançam livro

Um livro que registra o início da produção avícola no Espírito Santo foi escrito por alunos do 9º Ano da EMEF Professor Nicolau Kröhling, de Santa Maria de Marechal, em Marechal Floriano. Com o título “Conhecendo e Recontando a História da Avicultura em Marechal Floriano”, o documento traz informações preciosas e é um registro histórico inédito no município. Jornais de 1911 comprovam que a avicultura, no Estado, começou em Rio Fundo.

O livro foi lançado na segunda-feira (25), com um bonito evento e apresentações culturais feitas pelos estudantes. A decoração foi inspirada em galinhas, frangos e pintinhos. As imagens das aves estavam nas toalhas das mesas, nas paredes e até nos docinhos que enfeitaram as mesas. Para o jantar, o cardápio escolhido foi estrogonofe de frango.

O projeto foi coordenado pelas professoras Andrezza Costa Mill Borgo, Jaqueline de Almeida Pulz e Juliet Pulz Stein. As visitas técnicas foram realizadas no Incubatório da Globoaves, nas Granjas Venturini e no Abatedouro Oi Frango. As fotos que constam no livro são de Ana Paula Mill e do veterinário Eustáquio Moacyr Agrizzi (acervo pessoal). Os registros da Biblioteca Pública Estadual são de Cézar Tadeu Ronchi Júnior. Todo o processo de confecção do livro foi acompanhado pela pedagoga da AVES, Maria Arlete Novaes Moraes Silva.

“Temos registros e pesquisamos dados em jornais de 1910 e 1911. Foi muito interessante termos a oportunidade de realizar esse trabalho junto com os alunos”, destacou a professora Andrezza Mill Borgo.

Jaqueline Pulz frisou que os alunos estavam muito felizes. “A nossa maior recompensa foi ouvir de uma aluna que esse conhecimento adquirido ninguém tira deles. Isso faz o trabalho valer a pena”.

Juliet Pulz Stein ressaltou o apoio que todo o grupo teve, por parte de várias pessoas que abraçaram o projeto. “Tivemos a ajuda de muitas pessoas, que não mediram esforços para que o nosso trabalho fosse realizado com os alunos. Quero deixar o nosso muito obrigado a cada um que nos apoiou nessa fase.”

O livro faz parte do Projeto Conhecendo a Avicultura, proposto pela Associação dos Avicultores do Espírito Santo (AVES), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *