Durante a 17ª Festa do Café Arábica, na comunidade de São Roque, em Venda Nova do Imigrante, a diversificação das atividades agrícolas será tema de discussão entre os produtores rurais. A cultura do palmito é uma das opções de diversificação e será tema de palestra, neste sábado (6), ministrada por representante do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
De acordo com o pesquisador e engenheiro florestal do Incaper, Tiago Godinho, a cultura do palmito pode ser feita em plantios consorciados, integrando espécies florestais com lavouras agrícolas. “O produtor rural pode fazer consórcio de pupunha e juçara com café, juçara com cedro australiano ou arbóreas nativas para madeira e para produtos florestais não madeireiros, como castanhas, óleos, mel, resina e frutos”, explicou.
De acordo com Tiago, ao diversificar as culturas agrícolas da propriedade, o agricultor aproveita melhor a área, nutrientes e mão de obra. “Há benefícios ambientais, sociais e econômicos na introdução da árvore na propriedade. Há o fornecimento de maior variedade de produtos e/ou serviços na mesma área de terra”, disse Tiago.
A palestra ocorrerá a partir das 8h30 na Igreja da comunidade de São Roque. Outros temas serão apresentados na atividade, como “Novas tecnologias e processos para avaliação de cafés especiais”, “Águas residuárias do café” e “Poda programada de ciclo em café arábica”. A atividade é uma realização da Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante.