segunda-feira,
17 de junho de 2024

Venda Nova resgata receitas à base de café

Mais do que bebida, o café é um ingrediente que pode ser utilizado no preparo de diversas receitas. E a participação do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) na 17ª Festa do Café da Comunidade de São Roque, em Venda Nova do Imigrante, já virou tradição.

O curso de culinária do Café, com receitas elaboradas pela economista doméstica do Incaper Rita Zanúncio, faz sucesso no evento. Zanúncio utiliza o café produzido pelas famílias da comunidade na elaboração das mais variadas sobremesas, como bombom de café, brigadeiro de café no copinho (veja a receita ao final deste texto), torta de chocolate com café, bolo de café, mousse de café com doce de tangerina ponkan, pavê de café, pudim de café e pudim de café com chocolate.

Neste ano o foco principal do trabalho foi a apresentação dos produtos e o resgate de receitas. O objetivo foi melhorar a apresentação dos produtos acondicionando-os em embalagens adequadas a fim de garantir maior praticidade, conforto e rapidez para quem fosse servir, além de beneficiar os consumidores com maior higiene com o acondicionamento em potes tampados prontos para o transporte. Temas como a formação de preços e a elaboração da listagem de receitas também foram discutidos.

“Conversando com a Associação de Mulheres de São Roque tivemos o belo prazer de relembrar o trabalho de produção dos doces para as festas, que chegou a ser realizado na Fazenda Experimental do Incaper em Venda Nova. Depois, houve a adequação de área na própria comunidade, por meio de um projeto do Pronaf Infraestrutura, com doação de equipamentos e utensílios. Toda a produção era transportada para a comunidade de São Roque em carros da antiga Emcaper, hoje Incaper, e em caminhonetes dos familiares”, lembra Zanúncio.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *