O jovem produtor rural Ronaldo Falqueto Beltrame, de Pedra Azul, em Domingos Martins, colheu com satisfação o feijão Serrano (Emcapa 404), recebido do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Ele está entre as famílias que receberam um quilo dessa variedade para plantio, por meio do escritório local do Instituto.
De acordo com a extensionista Hanny Slany, a família de Ronaldo ficou muito feliz com a colheita do feijão Serrano, que rendeu muitos quilos para o próximo plantio. “Eles observaram que foi um feijão resistente já que os outros plantados na mesma área tiveram perda quase total devido à ocorrência da doença conhecida por antracnose”, disse Hanny.
Ela explicou que o feijão Serrano não apresentou indícios da doença, a principal que atinge os plantios de feijão na região das montanhas, comprovando sua resistência à doença. “O produtor relatou que contou 97 vagens em apenas um pé de feijão”, disse a extensionista.
A entrega de sementes do feijão Serrano ocorreu em função do contrato de Ater Sustentabilidade, entre o Incaper e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que está sendo realizado no município, e conta com a participação de 100 agricultores familiares.