Na próxima sexta-feira (17), acontece a abertura oficial da 22ª edição do Festival Internacional de Música Erudita e Popular de Domingos Martins, com o tema “Viver a Música”, e neste ano, simultaneamente ocorre o festival gastronômico. Restaurantes, cafés e pousadas apresentam pratos especiais que vão desde as receitas tradicionais às mais diferenciadas, acompanhados de muita música.
A Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira este ano participa do festival com três importantes grupos, o Coral de Trombone, o Coro Curumins e o Núcleo de Excelência Pianística.
O Coral de Trombone, que é formado por alunos dos cursos de Bacharelado e de Formação Musical, existe desde 2011, hoje é coordenado pelos professores Fredson Luiz Monteiro e Jorge Luiz Mello. O Coro Curumins, por sua vez, é constituído por meninos e meninas com idades que variam entre 09 e 13 anos. Geralmente suas apresentações são acompanhadas por orquestra e banda e o repertório quase sempre varia do erudito ao popular.
Já o Núcleo de Excelência Pianística faz parte de uma tradição da faculdade, que é a formação de grandes pianistas. A Fames, por meio do Núcleo de Extensão e Pesquisa, em parceria com o Núcleo de Teclas, criou e mantém o Núcleo de Excelência Pianística, comandado pelo renomado pianista Miguel Proença, cujo objetivo, entre outros, é manter a excelência no instrumento e, acima de tudo, expandir os horizontes musicas da faculdade.
O Festival
O Festival Internacional de Música Erudita e Popular de Domingos Martins é fruto da parceria entre Prefeitura e o Governo do Estado. É o maior evento de música erudita do Espírito Santo e um dos mais importantes do Brasil.
O festival tem por objetivo maior, desenvolver, fortalecer a arte, principalmente a educação musical. Promove a divulgação de potencialidades dos artistas da região e dos capixabas em geral. Oferece oficinas de vários instrumentos e em diversos pontos da cidade. Atrai músicos profissionais, professores, estudantes e turistas de todo o país e até do exterior.