quinta-feira,
30 de maio de 2024

Cooperativismo e agricultura familiar são destaques durante encontro em Marechal Floriano?

Representantes de cooperativas de cinco municípios da Região Sul-Serrana do Estado se reuniram, nesta terça-feira (21), para a entrega do planejamento estratégico do projeto de Fortalecimento do Cooperativismo de Base Familiar Capixaba. Ao todo, são 15 cooperativas participantes. O encontro aconteceu no Centro de Agronegócios, em Santa Maria de Marechal, Marechal Floriano.

“Esse encontro foi a finalização de um convênio trabalhado para o fortalecimento das cooperativas de agricultura familiar e de economia solidária. Hoje, entregamos o planejamento estratégico e o plano de negócios, que foram construídos pelas 15 cooperativas de produção e comercialização do Espírito Santo”, explicou José Izidoro Rodrigues, presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Espírito Santo (Unicafes).

Participaram do encontro representantes de cooperativas de Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul, Afonso Cláudio, Venda Nova e Muniz Freire. A coordenadora do projeto, Sandra Valentim, ressaltou o trabalho das mulheres nas cooperativas e falou sobre as condições de mercado. “As mulheres constituem um apoio muito forte dentro das cooperativas. No entanto, a participação delas ainda é pequena. Um dos objetivos das cooperativas não é ficar somente no mercado institucional. É preciso avançar, também, para o mercado privado.”

O secretário Nacional de Políticas Agrárias da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Zenildo Pereira Xavier, está bastante otimista com relação ao assunto. “Os espaços estão se abrindo, e as oportunidades estão chegando para os agricultores e para a agricultura familiar”, frisou.

O encontro também contou com a presença do ex-secretário de Saúde de Marechal Floriano, Christien Marcel Christé Pereira, que hoje ocupa o cargo de assessor da Secretaria Nacional de Políticas Agrárias e consultor nacional do Crédito Fundiário da Contag. Também compareceu ao evento o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Espírito Santo, Josean de Castro Vieira.

“Uma das nossas bandeiras de luta e um dos nossos objetivos é trabalhar com o cooperativismo, fazendo com que a agricultura familiar seja fortalecida, evitando a terceirização, que muitas vezes ocorre. Também trabalhamos com a capacitação dos agricultores familiares”, salientou o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Espírito Santo (Fetaes), Julio Cezar Mendel.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.
Array

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *