O jovem alfredense Anderson de Souza Pin, 14 anos, na época aluno da Escola Municipal Felipe Módolo, em Matilde, recebeu ontem (20), juntamente com outros estudantes capixabas, a medalha de ouro conquistada na 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2014). A cerimônia foi realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ).
A competição, segundo informações no site da OBMEP, foi disputada por mais de 18 milhões de alunos de cerca de 47 mil unidades de ensino do Brasil e é organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada.
Anderson está orgulhoso pelo prêmio. Ele foi também destaque com a medalha de menção honrosa na última edição da olimpíada, realizada em 2013. “Estou muito feliz com o prêmio e pretendo continuar me dedicando aos estudos”, prometeu o estudante, que disse precisar de muita força de vontade e esforços para a conquista.
A professora de Matemática Patrícia Grillo dos Santos também ficou satisfeita com a premiação. “Ele é um aluno aplicado, atento, estudioso. É muito gratificante vermos o reconhecimento do nosso trabalho. Todos da escola estão felizes pelo Anderson. Que esta vitória sirva de exemplo e incentivo para os demais alunos”, declarou.
Outros nove alunos da rede municipal conquistaram medalhas de bronze e menção honrosa. Na edição de 2015, diversos alunos estão na disputa, mas o resultado ainda não foi divulgado.
Conforme informações da Secretaria Municipal de Educação (Seme), a prova nacional foi realizada em setembro do ano passado na escola municipal Ana Araújo com alunos da rede municipal selecionados na primeira fase da Olimpíada. “Nossos profissionais são competentes e a parceria da família faz a diferença para que nossa educação continue com qualidade e mérito”, comemorou a secretária da pasta, Rogéria Lúcia Fiorin.
A OBMEP tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área e despertar o interesse e a curiosidade de professores e estudantes. Todos os alunos matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais brasileiras podem participar da olimpíada.