quinta-feira,
30 de maio de 2024

Funcionários de cafeeira são vacinados contra tétano e hepatite B no distrito de Santa Maria de Marechal

O intuito dessa ação realizada nesta sexta feira (24), em uma cafeeira no distrito de Santa Maria, Marechal Floriano, é porque na próxima terça-feira, dia 28, será o Dia Mundial de luta contra as Hepatites virais. Os funcionários receberam orientações e informações sobre os tipos da doença e tomaram vacinas contra a Hepatite B e o Tétano.

A Hepatite é um grave problema de saúde pública, tanto no Brasil como no mundo. Elas podem ser causadas por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. A Hepatite é uma doença silenciosa e que, nem sempre, apresenta sintomas. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A,B e C. As hepatites virais são doenças de notificação compulsória, ou seja, cada ocorrência deve ser notificada por um profissional de saúde.

Por ser uma doença silenciosa, reforça-se a necessidade de ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam os vários tipos de hepatites. A melhor forma de evitar a doença é melhorar as condições de higiene e de saneamento básico. A vacina para a Hepatite tipo B é disponibilizada gratuitamente pelo SUS em qualquer posto de saúde. É fundamental tomar as três doses, seguindo a recomendação das datas corretas para ficar imunizado.

É importante lembrar que a Hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível. Por isso, a melhor forma de evitá-la e usando preservativo em todas as relações sexuais. O preservativo também está disponível gratuitamente na Rede Pública de Saúde. Caso não saiba onde retirar o preservativo, ligue para o Disque Saúde (136).

As mulheres grávidas também devem ter cuidados especiais. Toda gestante precisa fazer o pré-natal e os exames para detectar as Hepatites e outras doenças. Esse cuidado é fundamental para evitar a transmissão da doença de mãe para filho.

“Como a função da Equipe Estratégia Saúde da Família é trabalhar com a promoção e a prevenção de doenças, planejamos essa ação, uma vez que o dia 28 de julho é o Dia Mundial de luta contra as Hepatites virais. Por isso, desenvolvemos essa ação junto aos trabalhadores, intensificando a divulgação das informações sobre a doença e as formas de prevenção”, explicou Luciana De Nadai Mariano, enfermeira supervisora da Equipe Estratégia Saúde da Família de Santa Maria de Marechal.

Um dos proprietários da cafeeira, aprovou e elogiou a iniciativa. “Essa ação é muito importante porque o nosso pessoal fica imunizado contra as doenças. E a grande maioria, muitas vezes, nem sabe que poderia e que teria que receber essas vacinas. E o melhor de tudo é que eles não tiveram que deixar o trabalho para isso.”

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.
Array

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *