quarta-feira,
12 de junho de 2024

Pecuaristas se preparam para o concurso de gado leiteiro em Alfredo Chaves

O Concurso de Gado Leiteiro é sempre uma das principais atrações da Festa da Banana e do Leite de Alfredo Chaves. A atividade típica do evento reúne dezenas de pecuaristas do município e de também de cidades vizinhas com a finalidade de mostrar a qualidade e a beleza dos animais leiteiros e ainda concorrer a prêmios.

Conforme informações dos organizadores, cerca de 40 animais devem fazer parte este ano do concurso e R$ 16.500,00 foram disponibilizados para a premiação que será dividida em três categorias: 25 quilos, 35 e acima de 45 quilos. “Durante a exposição, as vacas são tratadas como estrelas. Todo o tratamento é importante para que o animal não fique estressado e prejudique a qualidade das ordenhas”, explicou o técnico do Incaper local e membro da equipe organizadora, Alciro Lamão.

O pecuarista Osvaldo Benincá, conhecido como Nego, participa pela sétima vez do concurso e já faturou vários prêmios nos três anos que ficou entre os vencedores. Ele está otimista e novamente prepara as vacas para a exposição. “Vou levar quatro vacas e já mudei a rotina delas de acordo com os horários das ordenhas do concurso. Também estou pesando o leite para comparar com a categoria que eu estou concorrendo”, informou.

O Sitio Santo Antônio, de propriedade de Osvaldo Benincá, conhecido como Nego, está localizada a 3 km da sede do município. De produção familiar, a propriedade possui 18 vacas leiteiras da raça girolando que rendem diariamente um média de 340 litros de leite que são transportados para a Cooperativa de Laticínios de Alfredo Chaves.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Antônio Carlos Petri, durante os dias de exposição, os vaqueiros realizam várias ordenhas que são todas pesadas de acordo com a categoria participante. A abertura oficial do Concurso de Gado Leiteiro será realizada às 19h da quinta-feira (30), na Praça de Alimentação e a premiação acontece às 21h do domingo (02 de agosto), quando é calculada a última ordenha. “Este ano estendemos para a noite o horário da entrega dos prêmios, seguindo a sugestão dos participantes do concurso. Eles alegaram que muitas famílias que comparecem na festa na tarde do domingo reclamam por não mais encontrar animais na exposição”, informou o secretário.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *