quinta-feira,
30 de maio de 2024

Oito pássaros silvestres são resgatados em Soído, zona rural de Domingos Martins

Portal Notícia Capixaba.

Na manhã desta quinta-feira (30), uma equipe da Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreendeu oito pássaros silvestres mantidos de forma ilegal na residência de um carpinteiro, em Domingos Martins. Duas aves estão na lista oficial de animais ameaçados de extinção.

Segundo informação da Polícia Ambiental, após denúncias, uma equipe prosseguiu até a residência do acusado, na localidade de Soído, zona rural do município, onde avistou diversas gaiolas com passarinhos. Segundo a avó do acusado, que não se encontrava no local no momento da fiscalização, os animais pertencem ao neto, de 25 anos.

O militares verificaram os pássaros, constatando que nenhum deles possuía anilha, objeto obrigatório, contendo o numero de identificação, caracterizando a legalidade do animal.

Na ação, foram apreendidos três coleiros, dois trinca-ferros, um melro, além de dois catataus, espécie atualmente ameaçada de extinção.

Os policiais informaram que um boletim de ocorrência ambiental foi encaminhado à delegacia de Domingos Martins, juntamente com os animais. Segundo o BPMA, o responsável deverá comparecer a justiça, podendo sofrer detenção e multa por manter pássaro da fauna silvestre brasileira em cativeiro sem autorização do órgão ambiental.

Os policiais informaram ainda que a multa é de R$ 500,00 por unidade de espécie que não está ameaçada de extinção e de R$ 5.000,00 por espécie ameaçada de extinção.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.
Array

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *