quarta-feira,
29 de maio de 2024

Festa para comemorar maior produção de inhame do Brasil em São Bento de Urânia, Alfredo Chaves

O distrito de São Bento de Urânia, no interior de Alfredo Chaves, realiza a 9ª Festa do Inhame ente os dias 14 e 16 de agosto. Exposições de produtos típicos, capacitação para os agricultores, shows, concurso do melhor inhame e moda de viola fazem parte da programação.

São Bento de Urânia é considerado o maior produtor do tubérculo no Brasil, segundo o servidor do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) Alciro Nazarino, a região tem uma área de 600 hectares e produção anual em torno de 25 mil toneladas. O produto é uma das principais fontes de renda para cerca de 600 famílias do distrito, que complementam ainda com legumes, verduras, uva e vinho. Já no município, cerca 32 mil toneladas de inhame são produzidos anualmente em uma área de 800 ha.

Segundo o secretário de Agricultura, Antonio Carlos Petri, a festa objetiva a promoção dos produtos e a qualificação dos cultivadores. “Estamos juntos com os produtores, a fim de desenvolver a produção do inhame no município”, disse.

O cultivo na região é familiar e garante um forte indicador na economia dessas famílias. De acordo com Petri, o fruto tem grande aproveitamento, as sobras são reaproveitadas para alimentação dos animais e replante.

A programação começa na sexta (14) com uma palestra para os produtores e inauguração da quadra poliesportiva da comunidade. Já no domingo (16) inclui almoço típico, rifa de uma moto 0 km e show com a banda Mania Sertaneja. Durante a festa serão comercializados diversos pratos à base de inhame e produtos típicos da região.

Serviço. São Bento de Urânia fica localizado a 40 km da sede da cidade. O acesso pode ser pela BR 262, via Victor Hugo, pela ES 383, na altura do quilômetro 71 ou pela BR 101, via sede de Alfredo Chaves. O distrito fica a quase mil metros de altitude e nesse período o clima tem baixas temperaturas.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.
Array

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *