quinta-feira,
30 de maio de 2024

Doces e salgados a base de inhame durante festa em São Bento de Urânia

Diversos pratos a base de inhame serão comercializados durante a 9ª Festa do Inhame, que acontece entre os dias 14 e 16 de agosto, em São Bento de Urânia, interior de Alfredo Chaves. Tortas, bolos, pudins e outras delícias da gastronomia utilizando o tubérculo poderão ser apreciadas pelos visitantes do evento.

De acordo com o presidente da Associação de Produtores Rurais e Moradores de São Bento de Urânia, Gilmar Peterle, os visitantes poderão provar diversas delícias, entre doces, salgados e porções. “Estamos preparando muitos pratos utilizando o ingrediente principal, o inhame. Iremos também comercializar almoço no domingo”, lembra Peterle.

Durante os festejos os visitantes poderão comprar o fruto in natura, compotas, vinhos e outros produtos confeccionados pelos moradores da região.

Alfredo Chaves é considerado o maior produtor do tubérculo no Brasil, segundo o servidor do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) Alciro Nazarino. Somente no distrito de São Bento de Urânia há uma área de 600 hectares e produção anual em torno de 25 mil toneladas. O produto é uma das principais fontes de renda para cerca de 600 famílias do distrito. Já no município, cerca 32 mil toneladas de inhame são produzidos anualmente em uma área de 800 ha.

Segundo o secretário de Agricultura, Antonio Carlos Petri, a festa objetiva a promoção dos produtos e a qualificação dos cultivadores. “Estamos juntos com os produtores, a fim de desenvolver a produção do inhame no município”, disse.

O cultivo na região é familiar e garante um forte indicador na economia dessas famílias. De acordo com Petri, o fruto tem grande aproveitamento, até as sobras são reaproveitadas para alimentação dos animais e replante.

Serviço. São Bento de Urânia fica localizado a 40 km da sede da cidade. O acesso pode ser pela BR 262, via Victor Hugo, pela ES 383, na altura do quilômetro 71 ou pela BR 101, via sede de Alfredo Chaves. O distrito fica a quase mil metros de altitude e nesse período o clima tem baixas temperaturas.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.
Array

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *