quarta-feira,
29 de maio de 2024

Concurso irá eleger o melhor inhame durante a 9ª Festa do Inhame em São Bento de Urânia

Um concurso para eleger o melhor fruto é uma das principais atrações do evento. Cerca de 80 produtores estão participando da disputa que irá revelar os melhores inhames, nas categorias produtividade e qualidade, hoje (16) na 9ª Festa do Inhame em São Bento de Urânia, interior de Alfredo Chaves.

Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizaram esta semana visita técnica às propriedades participantes, como parte dos quesitos da disputa. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Antônio Carlos Petri, os agricultores estão otimistas com a safra e ansiosos para o resultado do concurso.

É o caso do produtor Itamar Pinto, 50. Ele cultiva a raiz há 20 anos e participa do concurso desde o início da festa. “Estamos sempre investindo para garantir bons produtos e aguardo o resultado desta disputa”, disse Pinto, que produz cerca de três toneladas do tubérculo por ano.

O produtor Clemente Pianzoli, tem 30 anos de experiência no cultivo e colhe mais de 130 toneladas por ano. “Estou contente com a colheita deste ano e irei participar do concurso e de outras atividades da festa”, contou.

Alfredo Chaves é considerado o maior produtor de inhame no Brasil, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Somente no distrito de São Bento de Urânia há uma área de 600 hectares de cultivo do tubérculo, com produção anual em torno de 25 mil toneladas. O produto é uma das principais fontes de renda para cerca de 600 famílias da região.

Já no município, de acordo com o técnico do Incaper, Alciro Lamão Nazarino, cerca 32 mil toneladas de inhame são produzidas anualmente em uma área de 800 ha.

Para comemorar essa fartura, os moradores irão realizar de hoje (14) a domingo (16) a 9ª Festa do Inhame. Exposições de produtos típicos, capacitação para os agricultores, shows e concurso para eleger o melhor inhame fazem parte da programação.

O cultivo na região é familiar e garante um forte indicador na economia dessas famílias. De acordo com Petri, o fruto tem grande aproveitamento, até as sobras são reaproveitadas para alimentação dos animais e replante.

O presidente da Associação de Produtores e Moradores de São Bento de Urânia, Gilmar Peterle, garante que será uma festa bem organizada. “Estamos trabalhando há dias para promover uma festa organizada e acolhedora, a fim de receber bem os visitantes e promovermos os nossos produtos”, disse.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.
Array

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *