quinta-feira,
30 de maio de 2024

Estudantes de Afonso Cláudio e Laranja da Terra são capacitados para elaboração do Cadastro Ambiental Rural

Mais de cinquenta alunos do curso técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Afonso Cláudio concluíram, nesse domingo (23), a capacitação para elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR), organizada pela equipe do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

Na primeira etapa do treinamento, ministrado pelos técnicos do Idaf, Wilians Sacramento e João Marcos Moulin Gamba, os estudantes de Afonso Cláudio e Laranja da Terra receberam orientações sobre como operar o Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam), utilizado para realizar os cadastros. “Eles estão no último ano do curso, por isso, é de suma importância que dominem a atividade para que tenham a possibilidade, depois de formados, de atuar como responsáveis técnicos para elaboração do CAR”, diz Wilians.

Na fase prática da capacitação, os estudantes tiveram a oportunidade de realizar visitas a propriedades rurais da região para identificação de pontos georreferenciados e posteriormente simularam o efetivo cadastro na plataforma do Simlam.

No Espírito Santo, o Cadastro Ambiental Rural foi implementado em setembro de 2013. O cadastramento é uma exigência do novo Código Florestal, instituído pela Lei 12.651, obrigatório para todos os imóveis rurais (propriedades ou posses). Mais de 130 mil propriedades deverão ser cadastradas em todo o Estado, com prazo até maio de 2016.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.
Array

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *