sexta-feira,
14 de junho de 2024

Refeições nutritivas e saborosas enriquecem alimentação escolar em Alfredo Chaves

Alimentação de boa qualidade. Este é o objetivo da Prefeitura Municipal de Alfredo Chaves quando o assunto é a merenda que chega todos os dias na mesa das escolas da rede municipal de ensino. Desde a educação infantil até o ensino fundamental completo, as refeições são saborosas e balanceadas, uma vez que passam por um acompanhamento nutricional feito por uma nutricionista responsável da Secretaria Municipal de Educação (Seme).

O cardápio conta com frutas, verduras, legumes, hortaliças e proteínas, alimentos ricos em vitaminas que incentivam hábitos alimentares. “Assim proporcionamos qualidade das refeições, um melhor aprendizado com formação hábitos alimentares saudáveis as crianças de nosso município”, garantiu a secretária da pasta, Rogéria Lúcia Fiorin.

Além disso, conforme a Seme, parte dos alimentos distribuídos para as escolas são repassados da agricultura familiar, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que incentiva a compra direta de produtos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços ajustados aos mercados regionais. “É uma forma de colaboramos com o nosso produtor rural e ainda adquirimos alimentos de boa procedência, frescos e colhidos diretamente das propriedades”, defendeu Rogéria.

Ainda segundo a Seme, várias medidas são tomadas para que não haja desperdício nas escolas. A quantidade de alimentos é enviada de acordo com o número de matriculas e cotidianamente há verificação de estoque e nos prazos de validades.

Em relação as merendeiras, elas participam de capacitações todos os anos, para que possam receber dicas sobre manuseio dos alimentos, armazenamento, higiene, além de outras informações.

E a prestação de contas dos gastos relacionados a aplicação dos recursos públicos é apreciado pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar, composto por representantes da sociedade civil, por trabalhadores da Educação e pais de alunos.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *