Centenas de jovens martinenses estarão reunidos em Paraju, Domingos Martins, nesta quinta-feira (10) para a realização da terceira edição do Fórum Municipal da Juventude, na Escola Estadual Gisela Salloker Fayet. Este ano o principal assunto abordado será a Identidade Campesina.
O objetivo é contribuir para a criação e o fortalecimento da consciência crítica, bem como apresentar possibilidades e escolhas pessoais e profissionais aos jovens. “O tema de 2015 vem debater a questão da identidade do campo em um tempo em que a juventude rural é fortemente afetada pela dinâmica de diluição das fronteiras entre os espaços rurais e urbanos, associada com a falta de perspectivas para que vivam da agricultura”, destaca a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Soemis Lyra dos Santos.
A programação será de 8h30 e 12h, com destaque para a palestra “Identidade Campesina”, ministrada pelo especialista Gilmar Hollunder, da Associação Diacônica Luterana (ADL). Logo após a explanação os jovens trabalharão o tema divididos em três grupos temáticos: Território e Soberania; Modernidade e Cultura e, Sustentabilidade.
O III Fórum Municipal da Juventude é uma ação para celebrar o Dia Municipal da Juventude, instituído pela Lei n° 2.522/2013 e comemorado anualmente no dia 12 de agosto.
A criação da data, proposta pelo vereador Emerson Monhol, objetiva um momento específico para marcar as reflexões dos problemas e as comemorações das conquistas da juventude no município. Conciliado com o Dia Internacional da Juventude, será uma data para reflexão, busca de soluções e inclusão da juventude fomentando e estimulando ações culturais, esportivas e sociais.