quinta-feira,
18 de julho de 2024

Agroindústrias de Domingos Martins poderão comercializar em todo o Estado

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) publicou, na última quarta-feira (09) no Diário Oficial do Estado, a portaria que reconhece a equivalência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Domingos Martins para adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf-ES), coordenado pelo Idaf. Com a adesão, os empreendimentos locais registrados no SIM, que antes só podiam comercializar dentro do município, terão a possibilidade de expandir a venda de produtos de origem animal para todo o território capixaba.

A Portaria 017-R foi assinada na última sexta-feira (04), durante solenidade realizada no município, que reuniu representantes da Seag, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), da Prefeitura Municipal de Domingos Martins, da Associação de Produtores Rurais, entre outros.

“Com a produção transbordando, essa portaria é uma alternativa para que o município alcance o crescimento e chegue a outros mercados. A Secretaria está de portas abertas para ouvir e orientar o produtor rumo ao aumento de sua produção”, disse o subsecretário de Desenvolvimento Agropecuário da Seag, Marcelo Suzart.

Para o diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu, “além do incremento de renda, o reconhecimento da equivalência garante melhor desenvolvimento para as agroindústrias. O Susaf abre novos canais e oportunidades de comercialização para os produtos da agricultura familiar capixaba, fomentando as economias locais”.

Atualmente, 44 municípios do Espírito Santo já enviaram pedido ao Idaf e estão em processo de análise para adesão. De acordo com dados da Seag, existem cerca de 1,3 mil agroindústrias de micro e pequeno porte no Estado, a maioria com gestão familiar, que utilizam matérias-primas oriundas da agropecuária.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *