Aconteceu na manhã desta quinta-feira (24), em Cachoeiro de Itapemirim,no Sul do Estado, mais uma das muitas reuniões preparatórias para a recepção à tocha olímpica na cidade. Cachoeiro é uma das 300 cidades brasileiras que estão no trajeto da tocha olímpica.
Ficou acertado que a tocha chega ao Estado do Espírito Santo por Cachoeiro de Itapemirim, no dia 17 de maio de 2016, para passar 24 horas na cidade e depois seguir para outras cidades do Estado.
A primeira recepção à tocha no Estado será na Safra, na entrada da cidade, e seguirá em revezamentos entre aproximadamente 40 atletas, para o bairro Arariguaba, onde deverá acontecer uma cerimônia na Ponte do Arco. Em seguida, irá em direção ao bairro Baiminas, passando pela histórica Rua 25 de Março e chegando ao centro da cidade.
Do Centro, a tocha fará mais um percurso pela Avenida Beira Rio, contornando para a Rua Bernardo Horta e parando, finalmente, na Linha Vermelha, nas proximidades da antiga Estação Ferroviária, onde deverá acontecer um evento cultural e o acendimento da pira olímpica.
Aproximadamente 40 pessoas deverão ser selecionadas pelos patrocinadores das Olimpíadas 2016 para carregar a tocha em Cachoeiro de Itapemirim.
Como se inscrever?
Para carregar a tocha olímpica é preciso se inscrever no site oficial do evento e apresentar sua história, através de um texto, foto ou vídeo. O processo de seleção vai até o dia 15 de outubro. A partir daí, a marca patrocinadora indica os seus candidatos para a avaliação do Comitê Rio 2016. Menores de 12 anos não podem participar.
A tocha será acesa em Olímpia, na Grécia, berço dos Jogos da Antiguidade. Ela ficará uma semana passando por cidades do país até chegar a Atenas, onde embarca para o Brasil. Já no país das Olimpíadas, passará por 300 cidades brasileiras, em trajetos por terra e de avião. O processo de revezamento termina no dia 5 de agosto, na Cerimônia de Abertura, no Maracanã, dando início aos Jogos Olímpicos de 2016.
História
A Tocha Olímpica, ou Fogo Olímpico, é um importante símbolo das Olimpíadas. Comemorando o roubo do fogo do deus grego Zeus por Prometeus, sua origem reside na Grécia Antiga, onde o fogo era mantido por toda a celebração nos Jogos Olímpicos da Antiguidade. A Tocha Olímpica, com seu significado ancestral, foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de 1928, e faz parte das Olimpíadas Modernas desde então. O percurso da Tocha Olímpica foi introduzido nos Jogos Olímpicos de Berlim 1936.