quinta-feira,
07 de novembro de 2024

Moradora da Região Serrana vence luta contra o câncer e é exemplo de superação

Entre vitórias conquistadas e lutas não vencidas, as mulheres sempre mostraram poder diante de batalhas coletivas e individuais. Não só do ponto de vista político ou social, mas também de saúde.

Durante o mês de outubro a Secretaria de Comunicação Social de Alfredo Chaves estará divulgando em seus canais histórias de mulheres alfredenses que venceram ou estão vencendo o câncer de mama ou colo do útero, em comemoração ao Outubro Rosa.

As entrevistadas irão abordar suas histórias, seus medos, suas conquistas e como passaram pela doença, que está entre as que mais matam mulheres no mundo.

A primeira entrevistada foi Ana Cristina Montovaneli, 40 anos. Moradora do bairro Cachoeirinha. Ela descobriu há mais de um ano que estava com um tumor no colo do útero. A alfredense contou para nossa equipe que ficou chocada ao saber do diagnóstico. “Sempre lidei com amigos com a doença, mas nunca imaginei estar no lugar deles”, disse.

Cristina disse que o medo foi o primeiro sentimento, mas com a acolhida dos familiares e amigos conseguiu passar por todas as barreiras que impõe a doença. “Fui muito amparada pelos meus amigos, pela minha comunidade e por minha família”.

Montovaneli passou por uma cirurgia e seções de quimioterapia e radioterapia. “Tive medo, chorei, mas consegui vencer. Quando você recebe o diagnóstico da doença temos duas opções: se entregar ou lutar. Eu resolvi lutar”.

A alfredense deixa um recado para todas as mulheres: “cuide do seu corpo por dentro como você cuida por fora. O câncer não avisa”.

E enfatiza o que tirou de tudo isso: “Aprendi muita coisa com a doença. Aprendi que não venci sozinha, venci com ajuda da minha fé e com apoio dos amigos e dos meus familiares”, finaliza.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *