sexta-feira,
12 de julho de 2024

Venda Nova está entre as 9 cidades do país que mais usam bicicleta como meio de transporte

Venda Nova do Imigrante é considerada a quinta cidade do Brasil onde mais se usa a bicicleta como meio de transporte. A estimativa da prefeitura municipal é de que 50% das viagens diárias são feitas por esse meio. São 12 mil bicicletas para 23,7 mil habitantes, o que singnifica que metade da população usa esse tipo de veículo.

Outras cidades brasileiras também se destacaram: Tarauacá (AC), Cáceres (MT), Tamandaré (PE), Ilha Solteira (SP), Pomerode (SC), São Fidélis (RJ), Pedro Leopoldo (MG) e Gurupi (TO).

No último final de semana de setembro, prefeitos, vice-prefeitos e secretários participaram da maior feira nacional do setor de bicicletas, a Brasil Cycle Fair, em São Paulo, a fim de trocar informações sobre o uso da bicicleta e ajudar a outras cidades de pequeno porte do país a fomentar o uso desse tipo de transporte.

Para o prefeito de Venda Nova, Dalton Perim, as ciclovias são importantes formas de incentivar o uso da bicicleta. “A cidade possui 5,7 km de ciclovias já instaladas (Centro e São João de Viçosa, paralelo à BR 262) e mais 7 km em construção. Além disso, há 30 bicicletários, seis lojas especializadas e 13 oficinas de conserto de bicicletas”, revela.

Mesmo com o transporte público gratuito desde janeiro de 2014, os moradores da cidade ainda optam pelo uso da bicicleta. E unir todas as partes da cidade é um dos chamarizes para incentivar essa forma de locomoção. “Estamos em fase de conclusão de uma ciclovia que liga a sede do município ao distrito de São João de Viçosa, com 7 km de extensão e recursos do OGU/Ministério do Turismo”, explica Perim.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *