Venda Nova do Imigrante é considerada a quinta cidade do Brasil onde mais se usa a bicicleta como meio de transporte. A estimativa da prefeitura municipal é de que 50% das viagens diárias são feitas por esse meio. São 12 mil bicicletas para 23,7 mil habitantes, o que singnifica que metade da população usa esse tipo de veículo.
Outras cidades brasileiras também se destacaram: Tarauacá (AC), Cáceres (MT), Tamandaré (PE), Ilha Solteira (SP), Pomerode (SC), São Fidélis (RJ), Pedro Leopoldo (MG) e Gurupi (TO).
No último final de semana de setembro, prefeitos, vice-prefeitos e secretários participaram da maior feira nacional do setor de bicicletas, a Brasil Cycle Fair, em São Paulo, a fim de trocar informações sobre o uso da bicicleta e ajudar a outras cidades de pequeno porte do país a fomentar o uso desse tipo de transporte.
Para o prefeito de Venda Nova, Dalton Perim, as ciclovias são importantes formas de incentivar o uso da bicicleta. “A cidade possui 5,7 km de ciclovias já instaladas (Centro e São João de Viçosa, paralelo à BR 262) e mais 7 km em construção. Além disso, há 30 bicicletários, seis lojas especializadas e 13 oficinas de conserto de bicicletas”, revela.
Mesmo com o transporte público gratuito desde janeiro de 2014, os moradores da cidade ainda optam pelo uso da bicicleta. E unir todas as partes da cidade é um dos chamarizes para incentivar essa forma de locomoção. “Estamos em fase de conclusão de uma ciclovia que liga a sede do município ao distrito de São João de Viçosa, com 7 km de extensão e recursos do OGU/Ministério do Turismo”, explica Perim.