sexta-feira,
12 de julho de 2024

Incaper emite alerta para chuva forte, raios e rajadas de ventos nas regiões Sul e Serrana do Estado

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) emitiu, nesta terça-feira (27), um alerta informando sobre a ocorrência de chuvas fortes, com possibilidade de rajadas de vento e quedas de raios nas regiões Sul e Serrana e no sul da região Noroeste do Estado. A previsão divulgada na última segunda-feira (26), que já previa as chuvas no Sul do ES, se estendeu a outras regiões.

Segundo informou o Incaper, toda a área deve ficar em estado de atenção, pois pode haver acumulados significativos de chuva.

“Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil, para que tomem as medidas adequadas, visando minimizar os impactos causados por essas condições meteorológicas adversas”, recomendou o Instituto.

Chuva X Crise Hídrica

O Estado precisa de cerca de 160 milímetros de chuvas por mês até dezembro para abastecer os rios e se recuperar da crise hídrica. É o que afirma o engenheiro agrônomo e presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES), Helder Carnielli. Essa quantidade de chuva é o suficiente para aumentar o nível dos rios que abastecem o Estado.

No entanto, a chuva deve ser bem distribuída e não pode ser forte. “Na situação que estamos, se chover tudo de uma vez corremos o risco de causar mais erosões e da água bater no solo e não penetrar na terra”, explica Carnielli.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *