sexta-feira,
12 de julho de 2024

Dia “D” de combate a dengue neste sábado (21) em Marechal Floriano

Eduardo Antunes/Notícia Capixaba.

“As ações serão realizadas na feira livre entre às 7h e 30min e o meio dia”.

O próximo sábado (21) será o dia D de combate a dengue, zika vírus e chikungunya no município de Marechal Floriano. Um stand será montado na feira livre, onde agentes da vigilância ambiental, com apoio de funcionários da vigilância epidemiológica, estarão conscientizando os populares sobre a importância da prevenção às doenças.

O aedes aegypti e o aedes albopictus são os vetores, eles transmitem as doenças após a picada em uma pessoa já infectada com o vírus, que fica incubado e, em alguns dias, o transmite a outras pessoas das proximidades.

O trabalho preventivo feito pela equipe da vigilância ambiental é constante e onde houve casos confirmados de dengue, a equipe aplica veneno no quarteirão para evitar uma maior contaminação.

A coordenadora do setor, Ana Meirelles, alerta para a importância do morador em receber o agente em sua residência. De acordo com a coordenadora, o local onde há o não o aedes aegypti, pode ser um sério candidato a ter focos do mosquito.

Dados obtidos com a profissional mostram que o interior também está com casos confirmados de dengue, como Barra do Rio Fundo, Maanaim e Serraria Kieffer. Em 2013 eram quatro localidades com incidência para o mosquito e, com a confirmação do interior, hoje há sete locais onde o aedes aegypti está presente no município.

Durante a feira livre haverá um workshop com apresentação de larvas, será feita panfletagem e uma equipe de 12 agentes estará tirando as dúvidas sobre as ações de prevenção nas residências.

Em 2015 foram notificados 80 casos de dengue, sendo 47 infectados na cidade e outros 33 casos provenientes de outros municípios. Em 2014, não houve registro da doença em Marechal Floriano.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *